O PPGSP possui duas linhas de pesquisa.
Sociedade, Estado e Participação Social
Cidade, Cultura e Poder
SOCIEDADE, ESTADO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Inserida no campo da sociologia política, a linha de pesquisa enfatiza a análise das relações entre Sociedade e Estado através do estudo de políticas sociais e participação.
São enfocados principalmente os temas das políticas públicas, da democracia participativa, dos movimentos sociais e das relações entre os níveis da federação (descentralização, federalismo). Objetiva-se com esta linha abarcar estudos que analisam as conexões entre globalização e transformações nos estados de bem estar social e na implementação de políticas públicas setoriais, as relações entre os níveis nacional e subnacionais de governo, enfatizando os processos relacionados a centralização versus descentralização e ao federalismo versus Estado unitário e pesquisas que discutem as dimensões teóricas e históricas dos conceitos de ação coletiva, de contestação, de engajamento e sociedade civil.
Docentes vinculados
- Alexandre de Paiva Rio Camargo
- Antonio Junqueira Botelho
- Camila Gonçalves De Mario
- Erica Simone Almeida Resende
- Fernando Antonio da Costa Vieira
- Rodrigo de Araújo Monteiro
- Theófilo Rodrigues
CIDADE, CULTURA E PODER
Esta linha abriga pesquisas que se debruçam sobre processos de constituição de identidades e de diferenciação sociais que se propagam e se manifestam no âmbito da cultura da cidade.
Assim, a cidade é entendida como instância privilegiada de produção e negociação de alteridades, de trajetórias, dinâmicas identitárias, de expressões de conflitualidade e disputas de poder e sentido. Os estudos aqui inscritos buscam identificar as relações que são engendradas e se sociabilizam no universo cultural brasileiro, que, ao mesmo tempo, mascaram e naturalizam hierarquias e discriminações espaciais, sociais, de classe, gênero e étnicas. Busca-se ainda abordar de uma perspectiva teórica, tanto os mecanismos que mitigam e subalternizam as identidades, como os que propiciam experiências emancipatórias aos sujeitos sociais.
Neste sentido, pensamos a cidade em seu recorte plural, admitindo distintas inscrições de representações, atores e práticas, com especial atenção, aos processos sociais que envolvem, a saber: memória, patrimônio e cidade; religião, espaço público e movimentos sociais; trabalho, grupos marginalizados e políticas de alteridade; políticas de segurança, policiamento e segregação do espaço urbano.
Docentes vinculados
- Fábio Py
- Janine Targino da Silva
- Lilian Alves Gomes
- Paulo Gracino Junior
- Pedro Simonard
- Rogério Ferreira de Souza