Corpo Docente Permanentes e Colaboradoras

Alexandre de Paiva Rio Camargo

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professor adjunto do PPGSP-IUPERJ-UCAM desde 2017. É Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, com estágio doutoral na Université du Québec à Montréal, tendo sua tese recebido o Prêmio CAPES 2017; Mestre e Bacharel em História pela UFF. Foi professor visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Sua agenda de pesquisa situa-se entre a sociologia da ciência e do Estado, com trabalhos voltados para a política dos números, as estatísticas raciais e sanitárias, as classificações oficiais e o papel da quantificação na construção do conhecimento social. Coordena os projetos de pesquisa “A contribuição do Centro de Estudos Afro-Asiáticos para as ciências sociais brasileiras” (2022-2025) – cujos resultados parciais encontram-se em www.projetoceaa.com.br, e “Governando a incerteza: práticas e processos de quantificação como chave de leitura da pandemia de Covid-19” (2022-2025), ambos financiados pela FAPERJ. É autor e organizador de diversos artigos, capítulos e livros, com destaque para “Teoria Social Contemporânea: um laboratório” (Editora FGV, 2023). É coordenador do GT-ANPOCS “Estudos Sociais da Quantificação: repensando classificações oficiais, ativismo de dados e infraestruturas informacionais” (biênio 2023-2024), com apoio do CNPq para Grupos Emergentes.
Áreas de Interesse e Orientação: Teoria Sociológica; Sociologia Histórica e processos históricos; Quantificação e sociedade; Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia; Relações étnico-raciais; movimentos sociais e ativismo de dados.

Antonio Junqueira Botelho

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professor Titular do PPGSP-IUPERJ-UCAM IUPERJ, onde coordena o Laboratório de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (LECTIS) e o Laboratório de Economia Política Comparada (LEPOC). Possui doutorado em Ciência Política (Concentração em Science & Technology Policy e Comparative Politics/Western Europe) pelo Massachusetts Institute of Technology MIT, Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos (1996), e realizou pós-doutorado no Deprtament of History of Science, Technology and Medicine da Johns Hopkins University, Baltimore, Maryland, Estados Unidos (1996-1998). Atualmente é Pesquisador Principal do projeto “A política de transição verde em transporte elétrico e energia no Brasil e no México: Estado, arranjos institucionais e coalizões” (2023-2024), financiado pelo CNPq, e do Projeto “The Norwegian oil and gas supply industry in hard times: Innovation in global supply chains (GLOBOIL)”, apoiado pelo Research Council of Norway. É membro do Conselho Executivo da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE). Foi Professor Visitante na Sophia University, Tóquio e na Kyoto University, Japão.
Áreas de Interesse e Orientação: Estudos comparados de desenvolvimento; Políticas de transição energética; Estudos sociais da ciência, tecnologia e inovação; Análise e avaliação de políticas públicas.

Camila Gonçalves De Mario

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professora Adjunta do PPGSP-IUPERJ-UCAM, onde é coordenadora do NEAA – Núcleo de Estudos Afro-asiático. É Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP (2013), tendo realizado pós-doutorado em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. É Pesquisadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CEPI-DSS/VPAAPS/FIOCRUZ). É membra do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP), e do Comitê Executivo da Red Intelectual Sur-Sur (RISUR).
Áreas de Interesse e Orientação: análise e avaliação de políticas públicas; políticas de saúde na periferia global; determinantes sociais da saúde; justiça social e políticas públicas; teoria crítica da justiça.

Eduardo Shimoda

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professor Permanente do PPGSP-IUPERJ-UCAM; Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e do Mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional, ambos da Universidade Candido Mendes. Atua em pesquisas relacionadas a Indicadores de Qualidade na Educação e nas áreas de Qualidade em Serviços, Estatística aplicada à saúde, à educação e à agropecuária. É consultor em DataScience na Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes, onde integrou a gestão da crise de COVID-19. Também é consultor da CAPES, com participação nos Grupos de Trabalho “Mestrados Profissionais” e “Produção Técnica”, e nos comitês de Avaliação Quadrienal na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia.
Áreas de Interesse e Orientação: Estatística aplicada; Pesquisa Survey; Análise e Avaliação de políticas públicas.

Fábio Py

Linha de Pesquisa: Cidade, Cultura e Poder.

Professor Adjunto do PPGSP-IUPERJ-UCAM. Doutor em Teologia pela PUC-RIO, com estágio sanduiche em Sociologia da Religião pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, Paris. Realizou pós-doutorado em Políticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF. Organizou o livro “Religião em tempo de Covid-19: vírus, biopoder e vida” (EdUENF); é autor do livro “Pandemia cristofascista” (Recriar, 2020), coordenador da ABHR Sudeste, e integrante do conselho editorial da Revista Brasileira de História das Religiões, publicada pela ANPUH-Nacional.
Áreas de Interesse e Orientação: Sociologia da Religião, História das Religiões, Sociologia das Direitas, Estado e Autoritarismos.

Fernando da Costa Vieira

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professor Adjunto do PPGSP-IUPERJ-UCAM desde a sua fundação, onde coordena o Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia (LMSM), junto ao CNPq. Doutor em Sociologia pela UFRJ, Mestre em História pela mesma universidade. Realizou pós-doutorado em Educação pela UFF. É editor da Revista Entropia, avaliada com Qualis A4 pela CAPES. Autor de diversas obras, entre as quais “Sociedade Brasileira: uma história através dos movimentos sociais”, “Navegando contra a Maré: a relação entre o MST e a mídia”, e “Democracia e Palavra”.
Áreas de Interesse e Orientação: estudos de mídia; movimentos sociais; marxismo e teoria marxista; educação brasileira; crise da democracia.

Janine Targino da Silva

Linha de Pesquisa: Cidade, Cultura e Poder.

Possui bacharelado em Ciências Sociais (2008), licenciatura em Ciências Sociais (2008), mestrado em Ciências Sociais (2010) e doutorado em Ciências Sociais (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também possui pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2018). Tem experiência em Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Religião, Antropologia da Religião e Antropologia das Drogas. É membra da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD). Integra os grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais (GEPUR); Núcleo de Pesquisa Estudos Afro-Asiáticos (NEAA); Fundamentos: observatório dos fundamentalismos e conservadorismos contemporâneos; Laboratório dos imaginários e conservadorismos (LAICOS); CEPODE – Centro de Estudos Sobre Política, Democracia e Estado; Núcleo de Estudos da Religião (NUER).
Áreas de Interesse e Orientação: Sociologia da Religião; pentecostalismo; renovação carismática católica; comunidades terapêuticas; discursos religiosos sobre dependência química.

Lilian Alves Gomes

Linha de Pesquisa: Cidade, Cultura e Poder.

Professora adjunta do PPGSP-IUPERJ-UCAM desde 2020. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGAS/MN/UFRJ, onde também obteve o mestrado. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio (bolsa doutorado sanduíche) na École Pratique des Hautes Études, em Paris, França. Atua como pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudos sobre Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural, vinculado ao Núcleo de Documentação, História e Memória – NUMEM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO; no Grupo de Estudo e Pesquisa em Museologia e Interdisciplinaridade – GEMINTER, ligado à Universidade Federal de Goiás e no MARES – Religião, arte, materialidade, espaço público: grupo de antropologia, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É avaliadora da Lei Nacional de Incentivo à Cultura.
Áreas de Interesse e Orientação: Patrimônio cultural e memória (coleções, museus, exposições, objetos, monumentos e espaço público); políticas culturais; religião, arte e imagem; estudos urbanos.

Paulo Gracino Junior

Linha de Pesquisa: Cidade, Cultura e Poder.

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ/UCAM e Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, onde coordena o Laboratório dos Imaginários e Conservadorismos (LAICOS). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenador do Comitê de Pesquisa em Sociologia da Religião da Sociedade Brasileira de Sociologia. É Doutor em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), com estágio de doutorado na Universidade do Porto; Mestre em Memória Social pela UNIRIO. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Atuou como membro titular da Câmara de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Pesquisa principalmente os seguintes temas: religião e conservadorismo; religião e política; neoliberalismo, subjetividade e religião; crescimento pentecostal e resistência católica; transnacionalização religiosa; religiões e cidades; religião e juventude.
Áreas de Interesse e Orientação: Sociologia da Religião; globalização e transnacionalização religiosa; religião e política; religião e migração; religião e cidade.

Pedro Simonard

Linha de Pesquisa: Cidade, Cultura e Poder.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Antropólogo e documentarista com interesse em antropologia visual e cinema documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura afro-brasileira, antropologia visual, jongo, comunidades quilombolas, tradição e diáspora negra, preservação de referências culturais materiais e imateriais.
Áreas de Interesse e Orientação: imagem e ciências sociais; cinema brasileiro; cinema documentário; relações interétnicas; neoliberalismo.

Rodrigo de Araújo Monteiro

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM e professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes e Professor. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e é doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).
Áreas de Interesse e Orientação: Sociologia Urbana; educação, juventude e esportes; violência urbana; segurança pública.

Rogério Ferreira de Souza

Linha de Pesquisa: Cidade, Cultura e Poder.

Professor Adjunto do PPGSP-IUPERJ-UCAM, onde coordena o Laboratório de Estudos da Cidade e da Cultura (LECC) junto ao CNPq. Doutor em Ciências Sociais pela UERJ, Mestre em Memória Social pela UNIRIO. Foi membro ad hoc do Comitê Científico para Publicações da Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS (2017-2019). Atualmente, é coordenador adjunto do projeto Relatos do Cotidiano, sobre a memória da pandemia do Covid-19, uma parceria entre o PPGSP e do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF. Também coordena o Projeto Interinstitucional: junho de 2013: memórias, estudos e interpretações, 10 anos depois (Extensão). Faz parte do Comitê de Pesquisa Memória e Sociedade junto à Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Áreas de Interesse e Orientação: Memória Social e Coletiva; Trauma, Luto e Envelhecimento; Sociologia da Cultura; Psicanálise, Política e Cultura.

Theófilo Rodrigues

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Theófilo Rodrigues é mestre em Ciência Política pela UFF, mestre em Ciência da Sustentabilidade pela PUC-Rio e doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Foi professor substituto do Departamento de Ciência Política da UFRJ, professor das disciplinas de “Ética e Sustentabilidade” e “ESG” da Educação Executiva da FGV, professor recém doutor da UENF e pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ/UCAM. É autor do livro “Partidos, classes e sociedade civil no Brasil contemporâneo” (2021) e organizador dos livros “O Rio que queremos: propostas para uma cidade inclusiva” (2016), “Engels 200 anos: ensaios de teoria social e política” (2020), “Democratizar a comunicação: teoria política, sociedade civil e políticas públicas” (2021) e “Direito à cidade no Rio de Janeiro: políticas públicas para uma cidade inclusiva, democrática, sustentável e rebelde” (2024). Tem interesse em temas como Teoria Política, Partidos Políticos, Sociologia da Sustentabilidade, Sociologia Política e Judicialização da Política.

Docentes Colaboradoras

Erica Almeida Resende

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professora Adjunta da Escola Superior de Guerra (ESG), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional de Defesa (PPGSID), além de Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM. Doutora (2009) e Mestre (2005) em Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, pela USP; Graduada em Direito pela UFRJ. É especialista em política externa norte-americana; membro da International Studies Association e da European Studies Association. É “Affiliate Lecturer” da Universidade de Oklahoma, EUA, e Visiting Lecturer na Universidade de Passau e de Freiburg, Alemanha. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa “Jovem Cientista do Nosso Estado” (2015-18, 2019-22) e “Cientista do Nosso Estado” (2023-25) da FAPERJ, e do CNPq (Pesquisador PQ Nível 2, 2020-23, 2023-25). É Editora Adjunta da Revista da ESG.
Áreas de Interesse e Orientação: Estados Unidos, com ênfase em Política Externa; Análise de Discursos; Sociologia Política Internacional, Estudos Críticos de Segurança; Teorias de Relações Internacionais.

Gabriela Pereira Martins

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo, onde defendeu a tese “Entre a espada e a coroa: abolicionistas em confrontos públicos (1888-1889)”; Mestre e Graduada em ciências sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Lecionou como professora temporária No curso de ciências sociais da Universidade Federal de Alfenas-Mg; lecionou e coordenou o mesmo curso na Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM.
Áreas de Interesse e Orientação: Sociologia Histórica; Movimentos Sociais; Associativismo; Teoria do Processo Político; Estudos de Gênero; Pensamento Social.

Jacqueline de Oliveira Muniz

Linha de Pesquisa: Sociedade, Estado e Participação Social.

Professora adjunta do Departamento de Segurança Pública e do Mestrado de Justiça e Segurança Pública (DSP), Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC) da UFF. Professora do curso Tecnólogo em Segurança Pública e Social CECIERJ/UFF; Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM. Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, Universidade Candido Mendes (1999), com a tese “Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser: cultura e cotidiano da PMERJ”; Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ; Graduada em Ciências Sociais pela UFF. É Sócia fundadora da Rede de Policiais e Sociedade Civil da América Latina e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.  Exerceu as funções públicas de diretora do Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública do Ministério da Justiça (2003); Coordenadora Setorial de Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos (2002) e Diretora da Secretaria de Segurança Pública (1999) do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Participou da formulação e implantação de diversos projetos no âmbito das políticas públicas de Segurança.
Áreas de Interesse e Orientação: Sociologia da Violência; Segurança Pública e Cidadania.
Rolar para cima