Conheça os nossos Laboratórios
NECQSO
Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Quantificação e Sociedade
O Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Quantificação e Sociedade (NECQSO) se volta para as análises das relações entre conhecimento e intervenção, e seus efeitos sobre a modulação da agência, a promoção do desenvolvimento, a gestão de crises e as visões de futuro. Abriga pesquisas em três diferentes eixos: quantificação e dataficação, que problematiza a vida social dos números e seus derivados, como gráficos, indicadores e métricas; dimensões sociais da ciência e da tecnologia, com foco nos regimes de prova e validação do conhecimento científico, nas controvérsias técnicas, nos processos de institucionalização e nas profissões científicas; inovação e transição energética, que analisa visões e futuros imaginados por nações, governos e grupos sociais sobre inovações em energia e os arranjos institucionais que impulsionam o desenvolvimento verde.
O grupo é formado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Candido Mendes, reunindo também pesquisadores de outras ICTs do Rio de Janeiro (UFRJ, Fiocruz), do Brasil (UFV, UFSJ) e da Europa (Universidade da Antuérpia). Tem como objetivo consolidar e expandir iniciativas de cooperação científica em curso, além de ampliar a internacionalização da produção intelectual nas áreas de estudos sociais da ciência e de estudos sociais da quantificação.
- Coordenador: Dr. Alexandre de Paiva Rio Camargo.
- Pesquisadores do PPGSP: Dr. Antônio José Junqueira Botelho.
- Pesquisadores Associados: Moisés Kopper; Eugênia Motta; Vitor Richter, Victor Alves Mourão, Jonathan Sacramento, Daniela Linkevicius .
- Discentes do PPGSP (em 2025): Joao Otavio Galbieri; Maxmiliano Martins Pinheiro.
- Discentes externos (em 2025): Alina Kiel; Guilherme Queiroz Alves; Thais Cruz.
- Egressos do PPGSP: Ms. Katia Ramos; Ms. Priscila Zalán; Ms. Bianca Rubim, Ms. Michael Scheffer, Ms. Tércio Avila Pinho Filho.
LECC
Laboratório de Estudos da Cidade e da Cultura
O Laboratório vem desenvolvendo estudos no âmbito da Pós-Graduação em Sociologia da UCAM- IUPERJ sobre processos de constituição de identidades e de diferenciação social que se propagam e se manifestam no âmbito da cultura da Cidade. Assim, a cidade é entendida como instância privilegiada de políticas públicas, produção e negociação de alteridades, de trajetórias e dinâmicas identitária e de expressões de conflitualidade e disputas de poder e sentido.
Os estudos aqui inscritos buscam identificar as relações que são engendradas e se sociabilizam no universo cultural brasileiro, que, ao mesmo tempo rico e formador de identidades e alteridades, mascaram e naturalizam hierarquias e discriminações espaciais, sociais; de classe, gênero e étnicos. Busca-se também abordar teórico e empiricamente os mecanismos atuantes na cultura contemporânea que tanto mitigam e subalternizam identidades, como os que propiciam experiências emancipatórias aos sujeitos sociais.
- Coordenação: Dr. Rogério Ferreira de Souza e Dr. Paulo Gracino de Souza Junior.
- Pesquisadores: Dra. Janine Targino, Dr. Fábio Py.
- Colaboradores: Dra. Jacqueline Muniz (UFF); Dr. Paulo Rodrigues Gajanigo (UFF), Dra. Silvia Regina Alves Fernandes (UFRRJ).
- Discentes (em 2024): Mestranda Amara Cordeiro Meneses; Mestranda Tejane Lopes.
- Egressos: Ms. Felipe Oliveira Santos; Ms. Edmar Fonseca.
LMSM
Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia
O laboratório visa, de um lado, estudar os processos que constituem a mídia brasileira e sua relação com os movimentos sociais; de outro lado apreender as estratégias dos movimentos sociais para lidar com a atuação da mídia. Compreende o estudo da criminalização dos movimentos sociais pela mídia, seus objetivos e repercussões. Procura abordar, teórica e empiricamente, os mecanismos que constituem a prática e a difusão do discurso midiático, bem como a resposta dos movimentos sociais.
- Coordenador: Dr. Fernando Antônio da Costa Vieira.
- Pesquisadores: Dr. Andrei Leite; Dr. Italo Pires Aguiar.
- Discentes (em 2024): Doutorando Thomaz José Portugal Coelho e Santos.
- Egressos: Ms. Leonardo Neves, Ms. Osvaldo Moreira da Silva; Ms. Thiago Celli Araújo.
NEAA
Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos
O NEAA reúne pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, está estruturado em quatro linhas de pesquisa, que contemplam temas atuais sobre relações raciais no Brasil, África e Ásia em diálogo com a América Latina e com a periferia global.
Busca-se explorar as relações entre esses continentes e seus países, bem como questões singulares de cada região, colaborando com o debate acerca de temas como teoria e pensamento social e político; produção e circulação de ideias; produção e difusão de políticas públicas; desigualdades e justiça social; ativismo e movimentos sociais; relações e cooperação internacional; direitos humanos e justiça internacional.
Uma das principais atividades do NEAA tem sido a realização do Projeto A Contribuição do Centro de Estudos Afro-Asiáticos (1973-2016) para as ciências sociais brasileiras. O projeto consiste em digitalizar parte importante do rico acervo do centro, resgatar sua memória e analisar sua trajetória, por ocasião dos cinquenta anos de sua fundação.
Acesse Aqui: projetoceaa.com.br
- Coordenadores: Dra. Camila Gonçalves De Mario ; Dr. Rogério Ferreira de Souza.
- Pesquisadores: Dr. Alexandre de Paiva Rio Camargo; Dr. Antonio José Junqueira Botelho; Dra. Janine Targino da Silva.
- Colaboradores: Dr. Danilo Marcondes de Souza Neto (ESG); Dra. Erica Simone Almeida Resende (ESG); Dr. Fabricio Pereira da Silva (UNIRIO).
- Discentes (em 2024): Mestrando Amadeu da Silva Coelho Júnior; Mestranda Tejane Lopes da Silva de Paula; Mestranda Katia Menezes da Silva.
- Egressos: Ms. Diana Carvalho da Silva; Ms. Carlos Henrique Vale de Paiva; Ms. Rodrigo Lames Borges; Ms. Márcia Regina dos Santos; Ms. Priscila Possidente Zalán.
LEPOC
Laboratório de Estudos em Economia Política Comparada
Busca contribuir para a melhor compreensão de como instituições e regimes econômicos afetam possibilidades de desenvolvimento econômico e social, gerando desafios e oportunidades para o aprendizado por monitoramento, desenho e implementação de políticas públicas relacionadas.
Suas pesquisas atuais versam sobre os seguintes eixos: 1) política de coalizões na transição energética no Brasil e no México (eletromobilidade urbana e hidrogênio verde); 2) instituições de upgrading industrial para participação em cadeias globais de valor; 3) estratégias nacionais de desenvolvimento para saída da Armadilha da Renda Média no Brasil e na Malásia.
- Coordenador: Dr. Antônio José Junqueira Botelho.
- Pesquisadores: Dra. Camila Gonçalves De Mario.
- Colaboradores: Dr. Gary Herrigel (University of Chicago), Dr. Helge Ryggvik (University of Oslo, Noruega), Dr. João Roque Tumolo Neto (MCTI), Dr. José Antonio Puppim de Oliveira (EBAPE-FGV Rio), Dr. Olav Wicken (University of Oslo, Noruega), Dr. Moisés Vilamil Balestro (UnB), Dr. Renato Lima de Oliveira (Asia School of Business, Malásia), Dr. Robson Rocha (Funcap), Dr. Yuri Kasahara (Oslomet, Noruega).
- Discentes (em 2024): Mestrando Paulo Renato de Souza.
- Egressos: Ms. Bruno Parreira Veillard, Ms. Michael Scheffer, Ms. Tércio Avila Pinho Filho.
GRUPO DE ESTUDOS RELIGIÃO E CIDADES: "RE→CID"
O grupo de estudos Religião e Cidades busca refletir os diferentes aspectos que as religiões inserem nas malhas citadinas, bem como, destacar pela sociologia política os estudos críticos de sociologia religião de inspiração da polis como lugar da cidadania dos cidadãos e/ou personas marginalizadas. Assim, o RECID busca refletir os estudos da religião no bojo da espacialidade urbana, e, também, do religio, ou seja, junto ao campo político como história da vivência dos movimentos sociais que mobilizam a cidade. Desta forma, o grupo de estudos busca avançar sobre fronteiras conceituais e metodológicas na investigação de modalidades de ação no espaço urbano, dando ênfase a performances, materialidades e representações político-sociais. Com ele, vislumbra-se os processos sociais que refletem o papel da religião na experiência urbana e nas modalidades de compreensão/representação da cidade.
Ainda, o RECID se preocupa com a linha de estudos de sociologia política quando enfatiza as composições, conexões e disputas entre atores sociais que articulam o urbano, política e religião a partir das marcas amplas da vida social. Assim, o objetivo é reunir abordagens interessadas em dinâmicas da história dos fenômenos religiosos na cidade nos quais apresentam olhares criativos sobre movimentos e intersecções entre engrenagens políticas, estéticas, territoriais e temporalidades.
- Pesquisadores: Fábio Py; Janine Targino; Paulo Gracino Junior; Leonardo Iorio; Lyndon Santos (UFMA); Clinio Amaral (UFRRJ). Estudantes: Carlos Henrique Vale de Paiva; Marcio Ferreira; Luciane Pereira de Araújo; Phellipe da Silva Marins; Alan Reis; Gustavo Silvino de Oliveira; Maria Fernanda Dias Mergulhão; Karine Nascimento Silva; Pedro Henrique Pimentel Reis.