Conheça os nossos Laboratórios

LECC

Laboratório de Estudos da Cidade e da Cultura

O Laboratório vem desenvolvendo estudos no âmbito da Pós-Graduação em Sociologia da UCAM- IUPERJ sobre processos de constituição de identidades e de diferenciação social que se propagam e se manifestam no âmbito da cultura da Cidade. Assim, a cidade é entendida como instância privilegiada de políticas públicas, produção e negociação de alteridades, de trajetórias e dinâmicas identitária e de expressões de conflitualidade e disputas de poder e sentido.
Os estudos aqui inscritos buscam identificar as relações que são engendradas e se sociabilizam no universo cultural brasileiro, que, ao mesmo tempo rico e formador de identidades e alteridades, mascaram e naturalizam hierarquias e discriminações espaciais, sociais; de classe, gênero e étnicos. Busca-se também abordar teórico e empiricamente os mecanismos atuantes na cultura contemporânea que tanto mitigam e subalternizam identidades, como os que propiciam experiências emancipatórias aos sujeitos sociais.

LMSM

Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia

O laboratório visa, de um lado, estudar os processos que constituem a mídia brasileira e sua relação com os movimentos sociais; de outro lado apreender as estratégias dos movimentos sociais para lidar com a atuação da mídia. Compreende o estudo da criminalização dos movimentos sociais pela mídia, seus objetivos e repercussões. Procura abordar, teórica e empiricamente, os mecanismos que constituem a prática e a difusão do discurso midiático, bem como a resposta dos movimentos sociais.
Mais Informações: lmsm.slg.br
Revista: entropia.slg.br

LECTIS

Laboratório Ciência, Tecnologia, Inovação & Sociedade

Realiza pesquisas sobre as políticas de inovação e empreendedorismo, principalmente tecnológico. Suas pesquisas visam a identificar, caracterizar e analisar práticas e experiências no diagnóstico de problemáticas e temas de inovação e empreendedorismo; concepção e formulação de políticas, desenho de programas e elaboração de instrumentos, estratégias, procedimentos de implementação e indicadores e modelos de monitoramento e avaliação destes. São também objeto de interesse, a identificação de tendências e o estudo de teorias e conceitos de inovação na política pública, críticos para a formação e avaliação de políticas na área.
Sua equipe multidisciplinar e multi-institucional (UFRJ, USP, UFRGS), já realizou e realiza trabalhos para instituições nacionais e estrangeiras (dentre outras FINEP e CGEE/MCTI, União Européia, ANP e SOFTEX) e empresas como a Light e Eletropaulo; e atividades acadêmicas em conjunto. Incorpora também estudantes de graduação e pós-graduação cujas monografias e teses se alinham com seus temas de pesquisa. Pesquisas atuais incluem análises de políticas nacionais e setoriais de inovação e comparativa de experiências internacionais e de grupos de interesse e instituições.

NEAA

Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos

O NEAA reúne pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, está estruturado em quatro linhas de pesquisa, que contemplam temas atuais sobre relações raciais no Brasil, África e Ásia em diálogo com a América Latina e com a periferia global.
Busca-se explorar as relações entre esses continentes e seus países, bem como questões singulares de cada região, colaborando com o debate acerca de temas como teoria e pensamento social e político; produção e circulação de ideias; produção e difusão de políticas públicas; desigualdades e justiça social; ativismo e movimentos sociais; relações e cooperação internacional; direitos humanos e justiça internacional.
Uma das principais atividades do NEAA tem sido a realização do Projeto A Contribuição do Centro de Estudos Afro-Asiáticos (1973-2016) para as ciências sociais brasileiras. O projeto consiste em digitalizar parte importante do rico acervo do centro, resgatar sua memória e analisar sua trajetória, por ocasião dos cinquenta anos de sua fundação.
Acesse Aqui: projetoceaa.com.br

LEPOC

Laboratório de Estudos em Economia Política Comparada

Busca contribuir para a melhor compreensão de como instituições e regimes econômicos afetam possibilidades de desenvolvimento econômico e social, gerando desafios e oportunidades para o aprendizado por monitoramento, desenho e implementação de políticas públicas relacionadas.
Suas pesquisas atuais versam sobre os seguintes eixos: 1) política de coalizões na transição energética no Brasil e no México (eletromobilidade urbana e hidrogênio verde); 2) instituições de upgrading industrial para participação em cadeias globais de valor; 3) estratégias nacionais de desenvolvimento para saída da Armadilha da Renda Média no Brasil e na Malásia.
Rolar para cima